Bombeiros Voluntários de Riba de Ave
Emergência 112
BV Riba de Ave 252.900.200




Existimos para transmitir segurança...salvamos vidas
A Nossa Missão
A Nossa História
-
Psicologo
-
Emergência Médica
-
Combate Incêndios
-
Centro de Formação
-
Transporte de Doentes
-
Workshop´s
-
Acções de Sensibilização
-
Salvamento e Desencarceramento
-
Planos de Segurança
-
Associados
Um Corpo de Bombeiros é uma unidade operacional tecnicamente organizada, preparada e equipada para o cabal do exercício de várias missões:
1 – O combate a incêndios.
2 – O socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes, catástrofes ou calamidades.
3 – O socorro a náufragos e buscas subaquáticas.
4 – O socorro e transporte de sinistrados e doentes, incluindo a
urgência pré-hospitalar A prevenção contra incêndios em edifícios públicos, casas de espectáculos e divertimento público e outros recintos, mediante solicitação e de acordo com as normas em vigor, nomeadamente durante a realização de eventos com aglomeração de público.
5 – A emissão, nos termos da lei, de pareceres técnicos em matéria de prevenção e segurança contra riscos de incêndio e outros sinistros.
6 – A colaboração em outras actividades de protecção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que lhes forem cometidas.
7 – A participação noutras acções para as quais estejam tecnicamente preparados e se enquadrem nos seus fins específicos.
8 – O exercício de actividades de formação cívica, com especial incidência nos domínios da prevenção contra o risco de incêndio e outros acidentes domésticos.
Centro de Formação
Serviços




Falar dos Bombeiros de Riaba de Ave é também falar da Fundação e do homem Narciso Ferreira.
De facto, onde pela primeira vez se alude aos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave é numLivro de Ouro, assinado pelo Conde de Riba de Ave e pelos senhores Alfredo Ferreira e Joaquim Ferreira Júnior. Este Livro de Ouro refere a necessidade de criação de uma corporação deBombeiros Voluntários, para prontamente poderem ser salvaguardados os bens dos habitantes de Riba de Ave, bem como para os sinistrados e doentes terem um socorro rápido e imediato. De salientar, que do mesmo Livro se recolhe um outro fundamento para a criação da corporação dos Bombeiros: "retirar-se dos meios corruptos os novos que tanto estão a ser prejudicados."
O embrião da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave encontra-se assim constituído, emergindo da Fundação Narciso Ferreira, e iniciando-se com a assinatura do Livro de Ouro a sua organização, tendo-se solicitado a colaboração empenhada das entidades oficiais para que este "empreendimento" seja levado a bom termo.
Apesar do Livro ter sido assinado em 1 de Março de 1949, a verdade é que a fundação dosBombeiros Voluntários de Riba de Ave, data de 2 de Julho de 1950.
Neste momento, a Associação Humanitária dos Bombeiros de Riba de Ave, dispõe de um Corpo de Bombeiros, que tem por fim actuar na prevenção e extinção de incêndios, prestar socorro a feridos e doentes e protecção de vidas e bens dos cidadãos.
Em Agosto 2013 nasceu o Centro de formação dos Bv Riba de Ave. Através da parceria criada com a AFPS - Associação Formar Para Salvar dotando o Corpo de Bombeiros de resposta interna e externa na vertente formativa.
Este passo possibilitou a resposta imediata a uma lacuna existente que se prendia com a formação interna e ao mesmo tempo despertou a oferta externa de formação acreditada pelo INEM e certificada pela DGERT.
Sem duvida uma qualidade acrescida que faz dos BV Riba de Ave um CB evoluido com visão previligiada do futuro e da qualidade dos profissionais/voluntarios desta instituição.
A qualidade e competência é algo interinseco aos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave.